Rito de York
O Rito de York

É o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadunidense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.
Origem
O Rito de York foi fundado no ano de 1797, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome de "Rito Americano" ou "Rito de York".
Grande Loja de Rhode Island
A Grande Loja da Pensilvânia, foi a primeira Grande Loja a ser fundada naquele país norte-americano.
As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos(a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.
As Grandes Lojas americanas, não têm nenhum vinculo com os Ritos de York e Escocês Antigo e Aceito.
No Brasil, o Grande Oriente do Brasil, apesar possuír em suas lojas um sistema ritualístico que se denomina Rito de York, em suas práticas não se assemelha em nada com o legitimo Rito de York, o Americano estando mais próximo especificamente do sistema ritualístico inglês que compõe o (Ritual de Emulação). Já as Grandes Lojas Maçônicas(CMSB) e os Orientes Independentes(COMAB), como o de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, que trabalham no autêntico Rito de York americano.

